Visão Subnormal

Sub-especialidade da oftalmologia que trata pessoas com visão reduzida, não corrigível totalmente com óculos e lentes de contato comuns. O Oftalmologista realiza avaliação detalhada destes pacientes, visando promover sua reabilitação e otimização da funcionalidade de sua visão remanescente, gerando assim, mais inclusão e autonomia nas tarefas do dia a dia.

Pessoas com visão subnormal ainda possuem visão útil, que pode ser melhorada com auxílios especiais. Existem diversos recursos disponíveis para ampliar, condensar e relocar as imagens como também para melhorar o nível de contraste e iluminação. Para tal se utilizam auxílios ópticos e/ou eletrônicos. Além disso, várias orientações importantes para reabilitação das pessoas com baixa visão e ­­cegueira podem ser prescritas como: treinamento para melhor mobilidade, leitura em braille, atividades da vida diária com mais segurança e também para o melhor uso de tecnologias assistivas (computador, celular e outros dispositivos tecnológicos).

Embora o mais comum seja a redução da visão central, a visão subnormal pode também ser consequência de diminuição da visão periférica, da diminuição da visão para cores ou da incapacidade para definição adequada de luz, contraste ou foco. Diferentes tipos de visão subnormal podem exigir diferentes tipos de assistência oftalmológica. Pessoas que nascem com visão subnormal, por exemplo, têm necessidades diferentes daquelas que apresentam o problema no decorrer da vida.

Causas:
Embora a maior incidência seja em idosos, pessoas de todas as idades podem ser acometidas. A visão subnormal pode ocorrer por causas congênitas, doenças hereditárias, infecciosas, traumas, diabetes, glaucoma, catarata e doenças relacionadas à idade. Causa comum é a degeneração macular do idoso.