Glaucoma

O Glaucoma é uma doença degenerativa que atinge o nervo óptico – a parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro.

Os sintomas do glaucoma são silenciosos, o que torna ainda mais importante que você visite um oftalmologista uma vez ao ano para uma consulta de rotina e para a realização de outros exames preventivos que podem detectar a presença da doença.

Na lista dos exames para o diagnóstico de glaucoma estão a tonometria (aferição da pressão intra-ocular), a campimetria (teste do campo visual) e a oftalmoscopia (que avalia o nervo óptico).

Os três sinais mais comuns do glaucoma são o aumento da pressão intra-ocular, a redução do campo visual e o dano ao nervo óptico.Em alguns casos, o glaucoma surge rapidamente, com os seguintes sintomas: embaçamento visual, dor forte no olho, visão de halos ou arco-íris em volta da luz, náusea e vômito, sendo conhecido como Glaucoma Agudo.

Fatores de risco​ ​e​ ​tratamentos:  Os fatores de risco mais comuns do Glaucoma são a idade (mais comum a partir dos 45 anos), a etnia (é mais comum em negros), história familiar de glaucoma, pressão intra-ocular elevada, utilização de corticóides por tempo prolongado ou lesão ocular prévia.

O tratamento de glaucoma é feito, na maioria dos casos, com o uso de colírios; porém, podem ser necessários medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgia convencional ou uma combinação desses métodos. O objetivo do tratamento é impedir o avanço da perda visual e manter a pressão intra-ocular sob controle.

Glaucoma​ ​tem​ ​cura? Infelizmente não. As lesões ao nervo óptico são irreversíveis. Se o glaucoma não for tratado o nervo óptico sofrerá um dano permanente, causando uma diminuição progressiva do campo visual até levar à cegueira. Caso você descubra o glaucoma já em estágio avançado, converse com um oftalmologista do Hospital da Visão, especialista em glaucoma. Hoje em dia, existem alguns recursos para que você possa otimizar a sua visão residual e ganhar mais qualidade de vida. Para prevenir ou tratar o Glaucoma, venha conversar com a gente.