Catarata

O Hospital da Visão, realiza cirurgia de catarata através da Facectomia com implante de lente intra-ocular (técnica: facoemulsificação).

Por meio da facoemulsificação, a catarata é removida com uma cirurgia de pequena incisão. Com anestesia local através de colírios e sedação, faz-se uma incisão em degrau de cerca de 2.5mm na esclera ou na córnea clara e, com o ultra-som, a catarata é fracionada em partículas microscópicas para, então, ser aspirada. Para compensar a remoção do cristalino, é implantada uma lente intra-ocular, que é definitiva. O procedimento é rápido levando, em média, 15 minutos para ser concluído. Uma vez removida, a catarata não voltará.

No lugar da membrana retirada é implantada uma lente intraocular (LIO).

Em um futuro próximo será usado o laser de femtossegundo, a mais moderna técnica disponível no mercado. O laser é usado para realizar alguns passos da cirurgia, como as incisões, a retirada de uma parte da membrana que envolve o cristalino e a fragmentação da catarata, mas a aspiração dos fragmentos é realizada por meio do facoemulsificador. O uso do laser é menos invasivo egarante ao paciente uma recuperação muito mais rápida.